quarta-feira, 15 de agosto de 2012


Grupo de Pesquisa:





 









Brunna Rossinholli: 


Ellen Medina: 



Flavia Almeida:



Giovanna Lucena:


Laura Martins:


Yasmin Duarte:




Biografia



Lutero nasceu no dia 10 de novembro de 1483 em Eisleben, Alemanha. Preocupado com a salvação, o jovem Martinho Lutero decidiu tornar-se monge. Durante seu estudo, sempre o acompanhava a pergunta: "Como posso conseguir o amor e o perdão de Deus?" Lutero foi descobrindo ao longo dos seus estudos que para ganhar o perdão de Deus ninguém precisava castigar-se ou fazer boas obras, mas somente ter fé em Deus. Com isso, ele não estava inventando uma doutrina, mas retomando pensamentos bíblicos importantes que estavam à margem da vida da igreja naquele momento. 

Lutero decidiu tornar públicas essas idéias e elaborou 95 teses, reunindo o mais importante de sua (re)descoberta teológica, e fixou-as na porta da igreja do castelo de Wittenberg, no dia 31 de outubro de 1517. Ele pretendia abrir um debate para uma avaliação interna da Igreja, pois acreditava que a Igreja precisava ser renovada a partir do Evangelho de Jesus Cristo. 


Em pouco tempo toda a Alemanha tomou conhecimento do conteúdo dessas teses e elas espalharam-se também pelo resto da Europa. Embora tivesse sido pressionado de muitas formas - excomungado e cassado - para abandonar suas idéias e os seus escritos, Lutero manteve suas convicções. Suas idéias atingiram rapidamente o povo e essa divulgação foi facilitada pelo recém inventado sistema de impressão de textos em série.

8 CURIOSIDADES:

1. O nome verdadeiro de Lutero era Martin Luder. Foi ele que, mais tarde, mudou seu próprio nome para Luther.
2. A família de Lutero era bem de vida. Seu pai trabalhava com cobre, possuía muitas terras e emprestava dinheiro a juros. Ele queria que Lutero fosse advogado (dizem que ele virou monge para fugir de um casamento), mas ele não quis.
3. A maioria dos historiadores afirma que a cena de Lutero pregando suas 95 teses no Castelo de Wittenberg em 1517 é falsa. Lutero nunca citou esse fato e não existem relatos de outras pessoas desse acontecimento. Na verdade, ele enviou as teses para alguns bispos e amigos.
4. Lutero traduziu o Novo Testamento do grego para o alemão em apenas 11 semanas (rápido demais!), publicando-o em 1522. Ele era muito prolixo (falava muito), escrevendo em média 1.800 páginas por ano. No decorrer do tempo (Lutero já idoso), ele foi tornando-se menos polido (educado) em seus escritos. Chamava os turcos de “diabos”, os judeus de “mentirosos” e Roma de a cidade cercada de “teólogos-porcos”.
5. A esposa de Lutero, Katharina von Bora, era 16 anos mais nova do que ele. Era ela quem administrava toda a casa, inclusive financeiramente. Talvez seja por isso que Lutero apelidou-a de “Mr. Käthe” – “Senhor Käthe”. Sua capacidade de gerenciamento pode ser comprovada pelo fato de que moravam com o casal em 1529: seis filhos, um parente de Katharina, seis dos sobrinhos de Lutero e alguns estudantes.
6. O casamento de Lutero foi uma surpresa até para seus amigos mais próximos. Philipp Melanchthon, um de seus mais colegas chegados, chegou a escrever em 1525: “inesperadamente Lutero casou-se com Bora, sem nem mesmo mencionar seus planos para seus amigos.” Muitos dos amigos do reformador achavam que Lutero não devia se casar por causa da castidade.
7. Lutero pode ser classificado como anti-semita. Em 1523, apresentou um tom conciliatório em sua obra “Jesus nasceu judeu”. Mas em 1543, Lutero escreveu um livro totalmente anti-semita chamado “Os Judeus e suas Mentiras”. No livro ele chega a recomendar que os judeus sejam privados de dinheiro, direitos civis, educação religiosa e em geral, e que sejam obrigados a trabalhar a terra, caso contrário deveriam ser expulsos da Alemanha. E o livro deu cria! Durante a Segunda Guerra, o Terceiro Reich sempre citava trechos dos trabalhos anti-semitas de Lutero para convencer a população do extermínio dos judeus.
8. Lutero sofria de reumatismo, pedras nos rins e angina peitoral. Ele também era meio hipocondríaco, pois comparava um punhado de remédio para suas doenças. Além disso, ele era obeso. Estima-se que ao morrer, ele pesasse uns 150Kg.